Trem Panorâmico na Suíça: GLACIER EXPRESS


Visitar a Suíça e não andar em um trem Panorâmico é como ir a Paris e não visitar a torre Eiffel. Um dos melhores programas na Suíça ainda é o passeio de trem Panorâmico.

Falando nisso, nesse post “ Trem Panorâmico na Suíça: Glacier Express”, você terá a noção do famoso percurso pelos Alpes Suíços entre Zermatt e St Moritz, percorrendo 291 pontes e 91 túneis.

História

Tudo começou em 1889, quando a primeira linha foi aberta entre Landquart e Klosters, chegando em Davos, em 1890. Depois, foi a vez da linha entre Visp e Zermatt, em 1891. E por final, chegou a vez de St Moritz, em 1904.

O Glacier Express estreou a sua linha entre Zermatt e St Moritz no verão de 1930 e, em 1993, funcionou o primeiro trem Panorâmico para contemplar uma nova geração de transporte.




Como comprar a passagem do Glacier Express?

Toda a compra pode ser realizada pelo site Glacier Express. Para quem tem o Swiss Travel Pass, precisa somente pagar a marcação dos assentos. Importante lembrar que os assentos serão de acordo com a categoria do passe suíço.

Então, se você comprou para a segunda classe do Swiss Travel Pass, terá que marcar os assentos nos trens panorâmicos na segunda classe também. O mesmo se aplica para a primeira classe.




Qual classe escolher no trem Panorâmico?

Se você passear somente em trens comuns, até indicaria comprar a segunda classe, por ser mais barata, mas se tem planos de pegar os trens panorâmicos, não tenha dúvidas que a primeira classe é o paraíso na Terra.




Há quatro fortes motivos para não comprar os passes na segunda classe:

1- O quesito conforto e atendimento, que são incomparáveis! Os assentos são maiores na primeira classe e, por isso, há uma quantidade menor de pessoas por vagão;

2- Se viajar na alta temporada, você precisa marcar os assentos com meses de antecedência e, se preparar para viajar com grupos grandes e barulhentos nos vagões da segunda classe;

3- O banheiro! Sim, também há uma distinção de espaço entre eles;

4- O espaço para guardar as malas.

Dica: como o passeio do Glacier Express leva oito horas, indico sem pestanejar o serviço da primeira classe.




Quais são os serviços oferecidos durante a viagem?

1- Almoço: se você não incluiu em sua marcação a refeição, pode pagar a parte na hora. A diferença é que o prato sugerido na compra do seu ticket será único, podendo repetir, caso queira. Já para quem não tem a refeição inclusa, poderá escolher um prato a la carte no menu do trem.




2- Bar Panorâmico: fica localizado no meio do trem, podendo ser oferecido bebidas e petiscos. Toda a consumação sendo paga pelo passageiro na hora.


Foto site Glacier Express

3- Postbox (correio): para quem tiver interesse, pode comprar um cartão postal no vagão do Bar Panorâmico e enviá-lo para a família ou amigos de imediato. Há uma caixa de correios no vagão onde você poderá depositar o seu cartão postal.

4- Souvenirs: a equipe de bordo passa com um carrinho vendendo os souvenirs com a marca do Glacier Express.

5- Certificado: tem disponível um certificado que a cia Glacier Express entrega para quem fez a viagem. Ele precisa ser solicitado antecipadamente. Não precisa pagar para pedí-lo.

Foto site Glacier Express

Como é a viagem na primeira classe do Glacier Express?

Assim que você senta em seu assento, receberá um livro com informações sobre o passeio em seis línguas: alemão, inglês, francês, italiano, chinês e japonês. Nele, você poderá acompanhar o roteiro com uma explicação resumida de cada lugar, além de ouvir, pelo fone de ouvido a história dos pontos mais marcantes da rota.




Os pontos marcantes são: Zermatt, Visp, Brig, Andermatt, Oberalppass, Disentis, Rhine Gorge, Reichenau, Chur, Landwasser Viaduct, Davos, Filisur, Albula Line, St. Moritz.

Os assentos são reservados em mesas para duas pessoas ou quatro. O meu caiu junto com uma família japonesa e pude trocar uma ideia com a filha em inglês, já que os pais só falavam japonês.




Por incrível que pareça, o único barulho que eu escutava no vagão era dos cliques das máquinas. Não havia um entra e sai do vagão e grandes grupos. Sugiro até, que reserve os assentos da janela, para facilitar nos momentos dos registros fotográficos.

Foto site Glacier Express

Aprenda a planejar a sua viagem e não esqueça de alguns detalhes fundamentais, como:

1- O Seguro Viagem: hoje em dia, não tem como viajar para o exterior sem o seguro viagem. Há diversos no mercado, por isso, eu sempre pesquiso pelo Seguros Promo

Você preenche o destino e a data da viagem e ele faz uma busca com as seguradoras do país,  informando o melhor preço. 

 

2- O aluguel do carro: outro item que a gente faz perder um tempão pesquisando. Hoje, eu faço a minha pesquisa através da Rent Cars, um site que compara aluguel de carro em mais de 100 locadoras do mundo. 

Sem contar que pode pagar em Real, evitando o pagamento do IOF.








Nenhum comentário

Obrigada por sua mensagem!