Agência de Turismo

Hospedagem

Booking.com

AMERICANAS

Navigation

TOP 5: cidades próximas do Porto!

Conheça a cidade do Porto, em Portugal e aproveite para visitar os arredores. Veja as dicas de 5 cidades próximas do Porto para incluir no seu planejamento de viagem.


Se você está planejando conhecer o Porto (Portugal), sugiro que reserve mais uns dias para circular por algumas cidades próximas e que são lindas também.

Eu sou agente de viagem e ajudo o cliente a montar o seu roteiro dos sonhos. Os preços da passagem aérea + hospedagem + aluguel de carro + seguro viagem são conforme o mercado. Entrem em contato para conferir os valores dos pacotes e receba o seu roteiro GRATUITO! 

Contato: blog@dani.tur.br.

Nesse post “Top 5: cidades próximas do Porto”, você encontrará dicas de lugares que talvez nunca ouviu falar. Se vocês ainda não fizeram o planejamento de viagem do que fazer em Portugal, podem tirar ótimas dicas nos posts abaixo:


Eu desmembrei a lista dos arredores do Porto em duas partes para que vocês possam ter ideia de quanta beleza há no Noroeste e Nordeste de Portugal.



Hoje, nós vamos falar sobre o nordeste de Portugal e para isso, a melhor forma de chegar é pegando um voo para o Porto e depois, alugando um carro para facilitar os desdobramentos nas estradas.

Algumas dicas importantes:

Dica 1: a malha ferroviária para o Nordeste do país não atinge todas as cidades históricas e turísticas. E quando atinge essas cidades, a frequência é limitada, não possibilitando ao turista muitas opções de horário.

Dica 2: no final desse post, há uma boa sugestão de onde alugar o carro para a sua viagem. Você pode fazer pesquisa de preço em um só lugar e pagar em reais, evitando o IOF (quando se paga o aluguel em moeda estrangeira).

Vejam os passos de como tirar a Permissão Internacional de Direção (PID).

Dica 3: sugiro que escolham um dos locais citados abaixo como base dormitório, pois a distância para o Porto é de aproximadamente 3 horas.

Vamos lá?


1- Serra da Estrela

Ela é a menina dos ovos de ouro de Portugal, que está localizada em um conjunto de montanhas mais famoso do país. Se vocês viajarem durante o inverno, terão a oportunidade de ver toda a paisagem coberta de neve bem, além de ter a oportunidade de esquiar na Estância de Eski Serra da Estrela (oferece aulas de esqui e snowboard, além de muitas pistas para quem já domina o esporte).



Quando eu fui, já não havia neve, mas a paisagem é tão linda quanto. No ponto mais alto da serra, em Torres, você encontra um complexo de lojinhas vendendo produtos típicos da região. Fiquem de olho na rota das lagoas também, pois é uma atração imperdível no lugar, para quem curte a natureza e gosta de fazer trilhas.



Acredito que vocês já tenham visto uma imagem panorâmica na internet de um buraco gigantesco dentro de um lago em Portugal. Parece até um abismo negro!! Essa exuberância faz parte da Lagoa Comprida e Conchos!



Esse buraco não foi criado de forma natural. Ele foi construído pelo homem, em 1955, para levar a água da Lagoa dos Conchos para a Lagoa Comprida.

O que comer na Serra da Estrela?

Experimentem o queijo de ovelha! É de comer rezando! Eu comprei uma peça inteira para saborear durante a viagem. Caso façam isso, sugiro que levem uma bolsa térmica e façam as reservas dos hotéis com frigobar no quarto.



Vocês também podem experimentar na região o chouriço mouro, o paio de lombo, o mel, a broa, as queijadinhas, a farinheira serrana, as trutas, o bolo de azeite e as rabanadas. Um show de opções de terra tão acolhedora!

Onde dormir na Serra da Estrela?

Vocês podem dormir nas cidades urbanas, que ficam na base da Serra da Estrela, como Covilhã e Belmonte, como também, podem dormir em um lugar especial localizado dentro da Serra da Estrela, como é o caso de Manteigas.

Quando eu fui, fiquei em Belmonte, mas acredito que da próxima vez, escolheria Manteigas para ficar uns 3 dias inteiros e aproveitar melhor o Parque Natural da Serra da Estrela, o Vale Glaciário do Zêzere (considerado o maior vale glaciar da Europa) e suas trilhas




Seguem sugestões de hospedagem:

Manteigas
Curiosidade: a Serra da Estrela é um ponto importantíssimo para a distribuição de água nas grandes cidades de Portugal, pois possui nascentes que desembocam nos rios Tejo, Douro e Mondego.

Distância do Porto: direção Sudeste e a aproximadamente 194km ou 2h e 42min de viagem.


Como chegar na Serra da Estrela?

Vocês podem pegar a via A1 ou A25 de carro ou pegar transporte público até Covilhã, mas seriam mais de 6h de viagem, não recomendo.

Combina com: Belmonte, Castelo de Vide, Covilhã e Sabugal.

2- Belmonte, a cidade de Pedro Álvares Cabral

Diz a lenda que o nome foi batizado como Belmonte, pois estava localizado em um Belo Monte, com paisagens sem fim.

Há alguns lugares para conhecer, mas os mais famosos são o Museu do Descobrimento (com exposições interativas, onde retratam o descobrimento do Brasil desde as condições dos navios até o encontro com os índios) e o Castelo de Belmonte (localizado no topo da colina, onde foi moradia de Pedro Álvares Cabral e família e, em 1922, ele foi transformado em um anfiteatro).



Há outros pontos turísticos, como: os antigos Paços de Concelho e Pelourinho, a Câmara Municipal de Belmonte, as Capelas de Santo Antônio e do Calvário, a Torre de Centum Celas (construção século I d.C.), a estátua de Pedro Álvares Cabral (inaugurada em 1961 pelo ex-presidente do Brasil Juscelino Kubitscheck), a Igreja de Santiago e Panteão dos Cabrais, a Igreja Matriz, o Museu Judaico, o Solar dos Cabrais (hoje a Biblioteca e Arquivo Municipal) e a Vila da Quinta da Fórnea.

Onde dormir em Belmonte?


Distância do Porto: direção Sudeste e a aproximadamente 227km ou 2h e 17min de viagem.



Como chegar em Belmonte?

Se você está saindo do Porto, sugiro que pegue a A25, pois ela não corta a Serra da Estrela, podendo chegar mais rápido em Belmonte. Ou, pegar a N339 e N18, da Serra da Estrela até Belmonte.

Combina com: Serra da Estrela, Castelo de Vide, Covilhã e Sabugal.

3- Covilhã

O seu crescimento foi devido à produção de lã, conforme à tradição do pastoreio na região. Houve incentivo de abertura de Fábricas-Escolas para profissionalizar o nativo na produção de tecidos e, em 1891, inauguraram a linha férrea, tornando uma logística primordial para a abertura de fábricas em Covilhã e arredores, como a Real Fábrica de Panos, fundada por Marquês de Pombal, tornando o lugar como o maior centro de produção de lanifícios de todo o país.




Conforme esses fatos históricos, a cidade medieval (dentro das muralhas) não foi habitada, obrigando a Realeza emitir um decreto para forçar a população a habitar essa parte do território.

As fundações da Real Fábrica de Panos abriu espaço para a criação da Universidade da Beira Interior e o Museu dos Lanifícios, dois lugares importantes que descrevem a história da região.




Onde dormir em Covilhã?


Distância do Porto: direção Sudeste e a aproximadamente 250 km ou 2h e 30min de viagem.



Como chegar em Covilhã?

Se estiver em Belmonte, pode pegar a A23 ou a N339, que percorre a Serra da Estrela até Covilhã.

Combina com: Serra da Estrela, Belmonte e Castelo de Vide.

4- Castelo de Vide

Ela também é uma vila medieval, não tão pequena quanto Marvão, mas com muitas casas brancas projetadas por todos os cantos. 



O centro histórico fica localizado dentro das muralhas. Dizem que Castelo de Vide mantém o bairro judeu mais bem conservado de toda Portugal, com os arcos góticos de pedra e os “mezuzás” pendurados do lado direito da porta (um pequeno rolo de pergaminho, que contém duas passagens bíblicas: “Shemá” e “Vehaiá”).



Aproveitem para visitar o Castelo e o Burgo Medieval, a Fonte da Vila (no Largo Dr. Federico Laranjo), a Rua Nova, a Rua da Judiaria e a Sinagoga (hoje museu).

Onde dormir em Castelo de Vide?


Distância do Porto: direção Sudeste e a aproximadamente 286 km ou 3h de viagem.




Como chegar em Castelo de Vide?

Se estiver no Porto, pegar a A1 e depois, a A23. Se estiver em Covilhã, pegue a A23 para descer.

Combina com: Coimbra, Marvão e Covilhã.

5- Marvão

Uma vila medieval, bem conservada e com uma vista fantástica. Ela é bem menor do que Óbidos, mas ainda é protegida por muralhas. Um lugar para você esquecer da vida, mas que passou por grandes disputas territoriais

Ela foi habitada pelos romanos, depois ocupada em 1116 pelos cristãos, passando por guerras como às da Restauração da Independência entre Portugal e Espanha (em 1640). Hoje, um recanto de paz e sossego, projetado bem longe da civilização.



Há alguns lugares para visitar em Marvão, como: as igrejas de Santiago, Espírito Santo e Santa Maria, além do Convento Gótico de Senhora da Estrela. Mas a beleza do lugar está em andar pela ruelas medievais estreitas, paquerar a arquitetura gótica das janelas, admirar o lindo artesanato local e morrer de amores pelo pôr do sol.

Onde dormir em Marvão?


Distância do Porto: direção Sudeste e a aproximadamente 301km ou 3h e 15min de viagem.



Como chegar em Marvão?

Se estiver no Porto, desce pela A1 e depois pega a A23 em direção a Castelo de Vide. 

Combina com: Coimbra, Castelo de Vide e Covilhã.


Reflexão de logística: 


Sugiro que nunca peguem uma estrada com o tanque do carro contendo menos do que a metade de combustível. Se houver qualquer imprevisto, vocês precisarão de mais combustível (do que o planejado) para chegar no hotel.

O GPS me fez sair várias vezes da estrada em Portugal, além de outros lugares, como: Viena, na Áustria. Foi uma situação que acontece em outra viagem que fiz e, acabei desbravando os campos austríacos, como se fosse a melhor rota e caminho mais curto. Foi uma viagem incrível?! Sim, foi! Os campos austríacos são excepcionais, mas perdi mais tempo de viagem e o espetáculo de ballet no Teatro Municipal de Viena. Snif!

Descomplique a sua viagem e veja como comprar ingresso para as excursões no Porto e arredores.






Vejam também:





Aprenda a planejar a sua viagem e não esqueça de alguns detalhes fundamentais, como:

1- O Seguro Viagem: hoje em dia, não tem como viajar para o exterior sem o seguro viagem. Há diversos no mercado, por isso, eu sempre pesquiso pelo Seguros Promo

Você preenche o destino e a data da viagem e ele faz uma busca com as seguradoras do país,  informando o melhor preço. 

 


2- O aluguel do carro: outro item que a gente faz perder um tempão pesquisando. Hoje, eu faço a minha pesquisa através da Rent Cars, um site que compara aluguel de carro em mais de 100 locadoras do mundo. 

Sem contar que pode pagar em Real, evitando o pagamento do IOF.















Share

Dani Turismo

Post A Comment:

20 comments:

  1. Que bacanaaa esse post. Achei super legal as dicas das cidades, algumas ainda não havia ouvido falar sobre elas. Porto está na minha lista de desejos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Viviane, tudo bem?
      A cidade do Porto é um encanto, tenho certeza que você vai gostar! Há um post com muitas dicas do que fazer no Porto no blog. Para achar fácil, pode usar o campo Pesquisa ou Europa e depois, Portugal.

      Excluir
  2. Que post interessante, eu viajei muito pelo norte de Portugal, mas é difícil ver posts assim da região, Parabéns! Quando estive na Serra da Estrela (março) não vi neve, mas 2 dias depois de eu ir embora de Portugal nevou muito lá... fiquei com vontade de voltar lendo seu post, pois não fui a alguns desses destinos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tiago, tudo bom?
      A Serra da Estrela é fantástica! Além da estação de esqui, durante o inverno, há também inúmeras trilhas para curtir a natureza. Experimentou o queijo de ovelha?

      Excluir
  3. Gostei desse post. Voltaremos para Portugal em setembro e estaremos, desta vez, na região de Porto e logo em seguida na Algarve. Na região do Porto, nao tínhamos muitas ideias do que fazer :) Ja ouviu falar de Coimbras ? Em Porto ou perto, sabe se tem vinícolas ou atracões voltadas à natureza ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alice, tudo bom?
      Será que você mencionou Coimbra? Estou na dúvida! A famosa universidade de Portugal está em Coimbra, além de outros pontos turísticos como a biblioteca Joanina, do século XVIII. Voltando para o Porto, as melhores atrações com muita natureza está na Serra da Estrela e, se quiser visitar as vinícolas, pode fechar um passeio de barco pelo rio Douro.

      Excluir
  4. Que post completo!! Eu estive em Porto ano passado mas como só fiquei 2 dias, não consegui explorar em volta.. O bom é que tudo é tão pertinho que dá pra fazer bate e volta né?! Muitas dicas anotadas pra minha próxima ida!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luisa, tudo bom?
      Essas dicas não são de bate e volta, mas de lugares interessantes que você também poderia visitar se estiver próximo do Porto. Há mapas publicados no post mostrando a distância de cada lugar do Porto, por isso, sugiro que durma em uma dessas cidades citadas para aproveitar bem a viagem.

      Excluir
  5. Incrível! Parece que esse post foi feito para mim! Conheço o centro e o sul de Portugal e estou com planos de visitar o norte, começando por Porto! Suas dicas serão muito úteis para o planejamento dessa viagem. Agora, só uma dúvida, fiz uma road trip em Portugal em 2016 e não foi necessário PID, usamos só a CNH brasileira. Agora, estão exigindo PID?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suzy, tudo bom?
      Eu sempre levo a PID nas viagens quando eu sei que vai rolar aluguel de carro. a função dela é mostrar para a polícia rodoviária nas estradas, caso seja exigido. No caso de Portugal, como falamos a mesma língua, fica muito a critério do viajante. Mas a minha está sempre guardada junto com o passaporte e atualizo a emissão dela junto com CNH.

      Excluir
  6. Portugal está super em alta... vi esses dias que é um dos destinos mais procurados pelos Brasileiros esse ano. Eu que não sou boba nem nada, já tratei de comprar minhas passagens. Como será minha primeira vez no país, vou primeiro ficar na região de Lisboa, e deixar Porto e região para próxima vez... Ou você acha que dá pra combinar Lisboa + Porto com 10 dias de viagem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anna, tudo bom?
      Vai depender muito dos seus planos em Lisboa. Se a sua intenção é ficar somente em Lisboa, acho que você vai gostar da dobradinha com o Porto. Mas, se você tem planos de conhecer arredores de Lisboa, sugiro que fique somente em Lisboa.

      Excluir
  7. Quando morei na Europa acabei não conhecendo Portugal. É uma viagem que quero fazer em breve e quero dedicar um bom tempo para fazer Porto e as cidades próximas. Seu post me ajudará muito na minha programação. Ah, gostei muito de você ter mencionado sobre a gasolina no carro, muito importante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari, tudo bom?
      O país é lindo e oferece muitas possibilidades de paisagem. Eu tenho certeza que vai amar! Deixarei outros links sobre Potugal por aqui para ajudar no planejamento de sua viagem. A dica da gasolina é SUPER e MEGA importante.. já passei por perrengues na estrada e, mesmo na Europa, não há posto de gasolina em toda esquina..

      1- https://namochiladaninja.blogspot.com/2018/03/8-ideias-de-bate-volta-partir-de-lisboa.html

      2- https://namochiladaninja.blogspot.com/2018/02/lisboa-roteiro-basico-com-25-dicas.html

      3- https://namochiladaninja.blogspot.com/2018/01/castelo-de-sao-jorge-imperdivel.html

      4- https://namochiladaninja.blogspot.com/2018/05/o-que-fazer-no-porto-de-a-z.html

      Excluir
  8. Sempre que vejo um post sobre Portugal eu penso.. "Iiih, uma roadtrip lá em Portugal vai demandar é muito tempo", porque tem tanta coisa interessante, né? O que mais me chamou a atenção foi esse Marvão. Simplesmente adooooro vilinhas medievais. E essa é nas alturas! Tão bonito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ígor, tudo bom?
      Um tour bacana em Portugal requer um certo tempo mesmo.. kkk.. há outras cidades medievais, além de Marvão. Tenho certeza que você vai amar essa roadtrip.

      Excluir
  9. Adorei o post. Não conheço a Cidade do Porto , nada dessa região. Mas quero visitar em breve. Fiquei impressionada com o buraco que foi construído no lago.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Silmendes, tudo bom?
      Impressiona mesmo! As imagens aéreas são incríveis!! Parece que algo suga a água e leva para o centro do Planeta... kkkk... eu e minhas imaginações interplanetárias. :-)

      Excluir
  10. Muito bom! Realmente algumas cidade aqui eu nem tinha ouvido falar, como Marvão, e já amei porque sou louca por vilas medievais. Vai pro roteiro!! Obrigada pelo post, parabéns pelo trabalho!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Livia, tudo bom?
      As vilas medievais são lindas mesmo. Você pode encontrar todos os tipos de estilos de cidades em Portugal: magnífico!

      Excluir

Obrigada por sua mensagem! Você pode receber mais informações enviando as suas dúvidas para o email comentarios@dani.tur.br