PINTEREST

Ecoturismo em Brotas: Recanto das Cachoeiras


O Recanto das Cachoeiras é um Ecoparque na região de Brotas, que proporciona uma infraestrutura de lazer para toda família.

Brotas é uma linda cidade, a 260 km da capital de São Paulo, famosa pelos esportes de aventura. Ela esconde tesouros, que são desvendados aos poucos, a cada virada de curva ou piscar de olhos, contemplando os vales banhados pelo verde da Mata Atlântica.

Nesse post, nós falaremos sobre Ecoturismo em Brotas: o Recanto das Cachoeiras! Um empreendimento que está a cada dia se renovando.

Como chegar ao Recanto das Cachoeiras?

À entrada principal deste parque fica na Estrada do Patrimônio, a poucos minutos de Brotas. Segue uma referência de tempo de viagem de algumas cidades próximas:



De São Carlos ao Recanto das Cachoeiras: 79 km ou aproximadamente 1 hora

De Campinas ao Recanto das Cachoeiras: 132 km ou aproximadamente 2 horas

De Guarulhos ao Recanto das Cachoeiras: 232 km ou aproximadamente 3 horas

O que fazer no Recanto das Cachoeiras?

Logo quando você entra, há uma recepção com um mapa gigante do terreno, indicando as atividades.


A equipe da recepção te explica direitinho o funcionamento do Ecoparque e quais são as atividades oferecidas que precisam de agendamento (custo extra). 

Há uma variedade delas desde observar o vale no mirante principal até cavalgada, passando pela piscina (que está sendo reformada nesse momento para oferecer um espaço maior e com com borda infinita) e finalizando nas trilhas para as cachoeiras Roseira e Santo Antônio.


Seguem as atividades do Recanto das Cachoeiras:

1- Piscina:

Se os visitantes já gostavam da piscina antes da reforma, imagina quando ela ficar pronta?! Parece que o tamanho será 3x maior que o tamanho anterior e de borda infinita para o vale.


2- Cachoeira Roseira:

A Trilha Mata D’entro (1200m) leva até a cachoeira, que é de fácil acesso, com muitos degraus bem planejados para que a cachoeira fosse visitada com segurança. São 55 metros de queda de água, formada pelos córregos Tijuco Preto e Roseira.


Logo que você desce o primeiro platô, já avista um pequeno mirante para o vale. Mas o melhor está por vir, a ponte suspensa que fica em frente à cachoeira: ótimo local para tirar lindas fotos.



Obs: adaptaram o local para que o visitante fique mais seguro nos banhos naturais, mas sempre tenham cuidado, pois as pedras ficam mais escorregadias perto da queda d'água

3- Cachoeira Santo Antônio:

Você pode chegar pela Trilha da Colina (800m) na Cachoeira Santo Antônio. A cachoeira é formada pelo córrego da Roseira, apresentando uma queda de 20 metros de altura. O banho de cachoeira é divino!


Sugiro que cheguem cedo ou antes das 15h, para aproveitarem bem o tempo.. O platô, perto das quedas, tem um tamanho bom para que vocês possam atravessar a queda d’agua de um lado para o outro.



4- Trilha da Pedra Branca:

Ela é realizada através de agendamento. Não é permitido ir sozinho! Além de passar pelos caminhos que já mencionei acima, pega parte da floresta fechada até a Pedra Branca, onde há uma piscina natural da furna e saltos da pedra dentro do rio Jacaré.

5- Arvorismo:

O circuito é guiado (agendar atividade na recepção). Ao todo são 13 atividades distribuídas no meio da floresta, com uma tirolesa de 250 metros.


6- Tirolesa:

Agendar atividade na recepção. No dia que fui, vi vários equipamentos perto do rendário, preparados para os visitantes.

Foto site Recanto das Cachoeiras


7- Quadriciclo para 1 ou 2 pessoas:

O passeio tem duração de até 2 horas, percorrendo uma trilha com obstáculos naturais até a cachoeira Tamanduá, onde se tem uma parada para o banho.

Foto site Recanto das Cachoeiras


8- Cavalgada da Furna:

A cavalgada dura em média 2 horas e 30 minutos, percorrendo o vale do Jacaré, no meio da floresta, parando na cachoeira das Lebres, para depois, voltar ao Recanto das Cachoeiras. Os monitores são treinados e oferecem equipamentos de qualidade para o visitante.

Foto site Recanto das Cachoeiras


9- Bichos da Fazenda:

O Recanto das Cachoeiras era uma fazenda, que foi se adaptando para o Ecoturismo, onde há uma oportunidade das crianças que moram nos centros urbanos terem contato com os animais de fazenda.


10- Restaurante com buffet e bar da piscina:

Para quem vai passar o dia no parque, ele oferec uma ótima infraestrutura de apoio para almoço (buffet), petiscos (bar), vestiário para tomar banho e armários para guardar as mochilas.


A visita ao Recanto das Cachoeiras foi agradabilíssima, onde nós escolhemos passar o dia no parque através do pacote Day Use. Não está incluso as atividades extras, que precisam ser agendadas na recepção, e nem o almoço. Qualquer comida é paga à parte. 



Onde se hospedar em Brotas?

A minha sugestão de hospedagem é no Hotel Pousada Natural de Brotas. Vejam com detalhes a hospedagem.


Aprenda a planejar a sua viagem e não esqueça de alguns detalhes fundamentais, como:

1- O Seguro Viagem: hoje em dia, não tem como viajar para o exterior sem o seguro viagem. Há diversos no mercado, por isso, eu sempre pesquiso pelo Seguros Promo

Você preenche o destino e a data da viagem e ele faz uma busca com as seguradoras do país,  informando o melhor preço. 

 

2- O aluguel do carro: outro item que a gente faz perder um tempão pesquisando. Hoje, eu faço a minha pesquisa através da Rent Cars, um site que compara aluguel de carro em mais de 100 locadoras do mundo. 

Sem contar que pode pagar em Real, evitando o pagamento do IOF.







Nenhum comentário

Obrigada por sua mensagem!