Agência de Turismo

Hospedagem

Booking.com

AMERICANAS

Navigation

Melhores Destinos: Arraial do Cabo (RJ)

Conheça Arraial do Cabo. Veja os melhores destinos: Arraial do Cabo (RJ), O que fazer?, Onde se hospedar?, Parque Estadual da Costa do Sol

Se você acha que já viu praias lindíssimas no nordeste brasileiro, no Caribe, na Ásia ou Riviera Francesa, então prepare-se para conhecer Arraial do Cabo e chamar esse lugar de Caribe brasileiro.

Eu sou agente de viagem e ajudo o cliente a montar o seu roteiro dos sonhos. Os preços da passagem aérea + hospedagem + aluguel de carro + seguro viagem são conforme o mercado. Entrem em contato para conferir os valores dos pacotes e receba o seu roteiro GRATUITO! 

Contato: blog@dani.tur.br.


Onde fica Arraial do Cabo?

O paraíso tem endereço: na Região dos Lagos, no estado do Rio de Janeiro. Ele foi emancipado há pouco tempo, em 1985, virando um município independente.

Ainda possui os traços de uma vila de pescadores apresentando um porto repleto de barcos de todos os tipos. O porto abriga três píers, muito bem utilizados, com entradas e saídas constantes de embarcações, que levam e trazem produtos para a região, sem contar com o volume dos barcos turísticos.




Qual é a fama que Arraial do Cabo tem para o mundo?

Sem dúvidas, o município tem a sua fama projetada internacional devido à prática de mergulho. Não é à toa que ele está classificado como a “capital do mergulho”, um dos lugares brasileiros fabulosos, desvendando uma vida marinha de colocar inveja a muitos pontos famosos.



Mas porque Arraial do Cabo é conhecido como um lindo aquário natural?

O que acontece nessa região é o fenômeno da ressurgência, que renova as águas da superfície, trazendo águas profundas ricas em nutrientes, atraindo uma vida marinha plena para a região.


Foto Google

O clima é tropical litorâneo e possui muito vento. Sim, leve o seu elástico de cabelo, pois o vento é um fenômeno habitual na região. Ele é um dos fenômenos naturais  responsáveis pela ressurgência, pela pouca chuva na região e pela estabilidade na temperatura do ar.


Foto Google

Quais são as praias em Arraial do Cabo?

Se você não se liga muito para a prática de mergulho, não se preocupe! Porque você encontrará lindas opções de praias na lista abaixo e, tenho certeza, que ficará em duvida de qual escolher, pois uma é mais linda do que a outra.

Elas possuem águas cristalinas e com uma areia branca e fina. A sensação é que você está andando em cima de polvilhos.


1- Prainha

Ela já é a primeira que aparece logo após a chegada em Arraial do Cabo. Uma praia familiar, em formato de uma suave meia lua, com estacionamento público marcando o território de onde pode estacionar, quiosques à beira mar e com casas de verão para aluguel ou hospedagem padrão conforto, como exemplo, a Pousada da Prainha.





Dica: há uma pequena trilha no início da praia. Se tiver sorte, poderá ver tartarugas nadando.

2- Praia do Forno

Uma praia reservada, onde o acesso pode ser por trilha ou barco. Há quiosques e restaurantes no local para passar o dia com a família. Os barcos táxis saem da Praia dos Anjos. Sugiro que já deixe combinado o horário da volta, caso o sinal de sua operadora de celular não esteja pegando na área.


Foto Google

Dica: se fizer a trilha, fuja dos horários de pico: das 10h às 14h! Na alta temporada e finais de semana, a trilha fica bem cheia e com fila no mirante para tirar foto.
3- Praia dos Anjos

Parte da praia abriga a região portuária, por isso, acaba ficando alguns resíduos de óleo na água. Mas se você se afastar um pouco da zona dos barcos, encontrará uma praia agradável para banho.


Foto Google

4- Prainhas do Pontal Atalaia

Ela fica um pouco mais afastada, tendo acesso de carro ou barco. Sugiro que pegue um passeio de barco para ter momentos relaxantes nessa praia, pois a prefeitura está multando os carros que param de forma irregular, sem contar, que parte da via de acesso é de paralelepípedos e o restante de terra batida com buracos.



Dica: tirar foto na famosa escada que dá acesso à praia. Sugiro que cheguem cedo, caso estejam de carro.

5- Praia Brava

Uma praia selvagem, onde o acesso é por trilha. Mesmo sendo uma trilha leve, há pouco tempo, ela estava mal sinalizada. Não é própria para banho, pois a corrente marítima é forte no local, mas a vista é de tirar o fôlego.


Foto Google

Dica: tirar foto no mirante e apreciar a beleza do Mata Atlântica, ainda preservada.

6- Praia Grande

A extensão dela é de se perder de vista. Ela é considerada a praia urbana do local, devido uma boa infraestrutura com quiosques, bares e restaurantes.



O calçadão está reformado é ótimo para dar uma boa caminhada até a estátua da atriz Flávia Alessandra. Homenagem que a prefeitura fez a filha de um dos antigos pescadores da região.





Dica: o pôr do sol é IMPERDÍVEL!!

7- Prainha da Ilha do Farol

O seu acesso é somente através de barcos, os quais são autorizados uma permanência de 30 minutos na ilha pela Marinha do Brasil.




Atenção: É proibido pegar qualquer trilha na ilha sem autorização da Marinha do Brasil.

Uma delícia de lugar e com certeza, uma das minhas preferidas. Vale super a pena pegar um passeio com o Saveiro Don Juan para conhecê-la de perto.


Qual é a roteiro do passeio de barco em Arraial do Cabo?

Eu recomendo o saveiro do Juan pois já tive a oportunidade de realizar um passeio com ele e tibe momentos agradáveis com uma equipe marítima que se preocupa com o bem estar dos clientes.




Segue roteiro:

1- Prainha da Ilha do Farol: considerada uma das praias mais lindas do Brasil;

2- Prainhas do Pontal do Atalaia: podendo andar até a gruta e a escada para tirar fotos;

3- Boqueirão: divisa entre a ilha e o continente, onde ocorre a ressurgência;

4- Pedra do Gorila: tem esse nome, porque a pedra lembra o perfil de um gorila; 

5- Fenda de Nossa Senhora: a fenda pode ser vista no passeio de barco. Diz a lenda que o casal que se beija em frente da fenda, viverá para sempre juntos;

6- Gruta Azul: lugar onde o visitante pode ver a água cristalina e bem azul nos dias ensolarados. Dizem que no pôr do sol, os raios solares refletem na água deixando a gruta toda azul;

7- Praia do Forno: o saveiro faz uma parada na perto da praia, mas caso queira permanecer nela, terá que voltar de barco taxi ou pegar a trilha.



Atenção: o roteiro pode ser modificado conforme condições climáticas.

Conheça o Parque Estadual da Costa do Sol, criado em 2011 e protegido pelas regiões que fazem parte desse ecossistema de sambaquis, restingas, mangues, dunas, lagoas e florestas: Saquarema, Araruama, São Pedro da Aldeia, Arraial do Cabo, Cabo Frio e Armação dos Búzios.




Sugestões de hospedagem em Arraial do Cabo?

  1. Hostel Caravela: melhor hostel da praia dos anjos. Quartos e cozinha limpos e arrumados. Perto do comércio, restaurantes e rodoviária.
  2. Mirante da Praia: café da manhã ótimo, funcionários simpáticos e quarto aconchegante.
  3. Veleiros do Mar: local administrado por uma família, bom atendimento, boa localização, perto dos restaurantes e bares.
  4. Suítes do Cabo - Estrela do Mar: pousada com bom custo x benefício, funcionários educados e prestativos, café da manhã simples, mas gostoso
  5. Pousada Xerxes:  a pousada fica no alto, com uma vista linda da sacada, ambiente limpo e bem arrumado. Funcionários atenciosos e bom café da manhã. 



Aprenda a planejar a sua viagem e não esqueça de alguns detalhes fundamentais, como:


1- O Seguro Viagem: hoje em dia, não tem como viajar para o exterior sem o seguro viagem. Há diversos no mercado, por isso, eu sempre pesquiso pelo Seguros Promo

Você preenche o destino e a data da viagem e ele faz uma busca com as seguradoras do país,  informando o melhor preço. 

 

2- O aluguel do carro: outro item que a gente faz perder um tempão pesquisando. Hoje, eu faço a minha pesquisa através da Rent Cars, um site que compara aluguel de carro em mais de 100 locadoras do mundo. 

Sem contar que pode pagar em Real, evitando o pagamento do IOF.









Share

Dani Turismo

Post A Comment:

24 comments:

  1. Eu amo Arraial, já fui duas vezes e ainda quero ir mais! Eu nunca tinha visto um mapinha tão bacana quanto esse que colocou! E que dias lindos você pegou.. Eu já uma fez que só peguei chuva....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luisa, tudo bom?
      Essa região venta bastante. Uma pena que você pegou tempo ruim. Mas vamos combinar: Arraial do Cabo é incrível até em dias nublados.
      Uma sugestão para dias nublados é contratar um pacote de mergulho. Beijos

      Excluir
  2. danii!! acredita que só fui para Arraial uma vez, foi um final de semana, super rápido! Depois desse seu post, preciso voltar urgente!!! conheci a praia dos anjos, e as prainhas, não fiz passeio de barco pq o tempo estava ruim! quero voltar pra ontem!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nicole, tudo bom?
      Eu sempre quero voltar a Arraial do Cabo. Amo de paixão!
      Espero que você possa voltar em breve ao paraíso. Beijos

      Excluir
  3. Apesar de ter ido a Búzios trocentas vezes na vida, minha única ida a Arraial foi num passeio de um dia de barco. Tenho muita vontade de voltar, mas definitivamente em baixa temporada. O mar é um absurdo de lindo, mas admito que as praias super lotadas me dão uma leve preguiça...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Manu, tudo bom?
      A melhor opção é pegar férias fora da alta temporada. As praias de Arraial acabam sendo muito disputadas, pelo turismo em geral, devido as belezas naturais. Beijos

      Excluir
  4. Não tenho palavras para descrever meu amor por Arraial. Já fui tantas vezes que perdi a conta e me não canso de contemplar a beleza única daquele paraíso. Suas fotos e seu relato me deram vontade de ir amanhã!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Makenna, tudo bom?
      O Brasil é rico de muitos lugares belíssimos e definitivamente, Arraial do Cabo é um cantinho bem especial. Beijos

      Excluir
  5. Dani muito bom seu post. Acredita que eu não conheço Arraial do Cabo. Como é a estrada pra chegar lá? Sabe qual é o melhor caminho saindo de São Paulo? Eu sempre penso mas ainda não consegui planejar uma viagem pra lá. Final de semana você acha que é muito corrido ou dá pra ir? Ou melhor deixar pra um feriado? Vou ver se consigo me programar pra visitar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Liany, tudo bom?
      Saindo de SP, você pode pegar a Dutra, Linha Vermelha, Ponte Rio-Niteroi e Via Lagos. Sugiro que visite Arraial do Cabo num final de semana sem feriados por perto.. kkkk... caso queira visitar as praias com calma e sem muitos transeuntes. Beijos

      Excluir
  6. É realmente um paraíso dentro do Brasil né! Fantástico. Tirei minha carteirinha de mergulho há pouco tempo e tenho muita vontade de conhecer Arraial e mergulhar nessas águas. Agora só planejar a próxima viagem e conhecer essa beleza!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Wagner, tudo bom?
      Que maneiro! Eu também gostaria de fazer o curso de mergulho. Quem sabe esse projeto não sai em breve? Você vai amar Arraial do Cabo! Beijos

      Excluir
  7. Arraial é um sonho, um paraíso! Preciso voltar porque não tive muita sorte da primeira vez, era feriado... Amei a Ilha do Farol, uma água que nunca vi igual. As praias de Arraial são todas lindas, difícil escolher uma só. Quero voltar e repetir tudo, inclusive o passeio de barco! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anna, tudo bom?
      Arraial do Cabo é um destino que te motiva a voltar muitas vezes.. kkkk... todos os passeios são incríveis e as praias, encantadoras. Espero que você possa voltar em breve. Beijos

      Excluir
  8. Realmente, Arraial é o nosso Caribe Brasileiro!! Eu sou apaixonada por essas praias e sim, nem as praias incríveis da Espanha ganharam de lá na minha opinião. Agora só um detalhe, as águas são muito geladaaas... Adorei o post, não sabia desse fenômeno da ressurgência, muito legal saber. A praia que mais gostei foi a do Atalaia. Linda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari, tudo bom?
      Sim, as águas são geladas devido a ressurgência.. mas nada que te impeça de entrar e se divertir com a tchurma. :-) ... Beijos

      Excluir
  9. Definitivamente preciso explorar mais esse paraíso que é Arraial do Cabo! As fotos do seu post são de deixar qualquer um de queixo caído! Parabéns! A minha praia preferida é a Prainhas do Pontal! Qual a que você mais gostou? E a que mais recomenda para ir com a família?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Silvia, tudo bom?
      Eu sou meio suspeita, pois amo Arraial do Cabo. Difícil responder qual praia que mais gosto... fico chateada quando vou e não visito todas elas. Beijos

      Excluir
  10. É lindo demais esse lugar, que isso! Já está na lista para uma próxima ida ao estado do Rio de Janeiro. Adoramos vida marinha, minha esposa adoraria mergulhar nesse lugar. E, claro, preciso dessa foto clássica na escadaria da Pontal Atalaia! O único problema me parece ser a água fria, mas isso a gente supera. Belo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ígor, tudo bom?
      A temperatura da água é superada muito rápido.. kkk.. Espero que vocês possam ir a Arraial do Cabo em breve. Beijos

      Excluir
  11. Meus pais tem casa em Cabo Frio e ainda nao conheço Arraial, que vergonha.. hahahaha E lendo seu post tô aqui quase me matando de arrependimento, adorei as dicas e certamente da proxima vez que for nao deixarei esse destino pra trás!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata, tudo bom?
      Juraaaaaaaaaaa que isso acontece?! Choquei!.. kkk... agora você sabe que Arraial é lindo e vale a pena uma bela visita. ;-) Beijos

      Excluir
  12. Arraial do Cabo é lindíssima. Agora com a inundação de turistas eu tenho evitado ir, mas não vejo a hora de voltar ao paraíso com a baixa temporada. Minha praia favorita é a do forno, mesmo as outras sendo mais aluzinhas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sthefania, tudo bom?
      Eu tento evitar os feriados prolongados.. kkkk... onde há muitos visitantes em Arraial. Beijos

      Excluir

Obrigada por sua mensagem! Você pode receber mais informações enviando as suas dúvidas para o email comentarios@dani.tur.br