ROCK IN RIO 2017: Fuja das FILAS!



Primeira semana do rock: dicas para fugir das filas!

Mais uma edição da produção do Rock in Rio na Barra da Tijuca: na Cidade Olímpica (Rio 2016). Pra quem não frequentou os Jogos Olímpicos do Rio, terá a oportunidade de transitar pelas curvas das Arenas  Olímpicas durante as atrações do RIR.

Por quê decidi escrever sobre o Rock in Rio?

Eu fui no primeiro dia do rock (15/09/2017) e presenciei ao vivo todos os passos que uma pessoa deve saber para evitar grandes filas.

Antes de chegar ao RIR, tive muitas dúvidas, as quais a imprensa não soube me responder. Então, chega de conversa fiada e vamos logo ao que interessa!


1- Quais são os principais pontos do BRT para o RIR?

  • Linha 90 (Jardim Oceânico – RIR)
  • Linha 92 (Alvorada – RIR, via Via Parque)
  • Linha 93 (Madureira – Morro do Outeiro, via Curicica)
  • Linha VERDE TransOlímpica (Recreio – Morro do Outeiro)

Não vi essa última opção em nenhum link oficial e foi a que escolhi para fugir da multidão.


2- Faça a recarga antecipada do seu cartão RioCard, não deixe para recarregar o seu cartão na hora, para evitar filas nas estações do BRT. 


3- Qual melhor horário para chegar? 

Com certeza, é na abertura dos portões. Mas, dependendo do dia, como no caso dos shows que acontecerão na quinta e sexta-feira, muitos não poderão chegar cedo devido ao trabalho.

Nesse caso, evitem o horário de pico, que será por volta das 19h.




4- O que levar?

Eu levei os meus pertences dentro de uma mochila pequena. Achei que foi a melhor forma de circular pelo RIR com as mãos livres.

O que levei? Uma garrafa plástica sem tampa para encher no bebedouro, biscoito, canga para sentar no chão (à noite serviu de casaco), boné, celular e carteira.

O que vestir? Nesse quesito, cada um saberá qual é a roupa e calçado que te proporcionará mais conforto para enfrentar algumas horas em pé. No meu caso, o tênis sempre foi e será o meu parceiro, além do bom e velho short jeans e camiseta.

ATENÇÃO: Fiquem atentos, pois há uma lista de objetos que não são permitidos, como objetos pontiagudos e cortantes, embalagem plástica tipo “tupperware”, cadeiras e bancos em geral, guarda-chuva, pau de selfie entre outros. Veja a lista completa AQUI.

5- Onde pegar a sua pulseira do RIR?

Se você escolheu retirar a sua pulseira no dia do show, sugiro que chegue cedo. A fila estava dando voltas, quando passei pela bilheteria, no primeiro dia do rock.


Se você já tem a pulseira, é só seguir em frente. Primeiro, haverá uma vistoria das bolsas e mochilas; depois, você passará pelas máquinas do RioCard, onde, após validação do cartão, receberá uma pulseira branca (que será a sua passagem de volta no BRT), logo depois, a sua pulseira do RIR será validada por outra equipe. No final desse percurso, você já estará circulando pelos gramados do RIR.






6- Como fugir das filas dos banheiros? 

Sugiro que você ande por toda a Cidade Olímpica (Rio 2016), antes de escolher o seu ponto preferido. Assim, poderá identificar alguns lugares estratégicos como o acesso ao banheiro.

Ao meu ver, dois lugares tiveram um bom fluxo nos banheiros femininos, sem filas:
  • Banheiro entre o Palco Mundo e a Área VIP
  • Banheiro ao lado do Palco Eletrônico.


Eles ficam em extremidades opostas no RIR e ambos, localizados em cantos com pouca circulação.

7- Como ir aos brinquedos? 

Nessa edição do RIR há a montanha russa (clientes Ipiranga entram numa fila especial), a roda gigante, a tirolesa e o mega drop (uma torre onde as cadeiras despencam 90 graus). Sem contar com a Arena ExpoPlay, que funciona até as 21h.

O coordenador de equipe da Tirolesa e os que trabalham na equipe de apoio, sugerem que vão direto para as atrações, logo após a abertura dos portões. 

A equipe de apoio ficará com o aplicativo na mão e agendará o horário do brinquedo através do QR Code da pulseira.

Sugiro que chegue no brinquedo, pelo menos, 30 min antes de seu horário marcado, para checar com a equipe de apoio a sua entrada. Se não estiver no horário marcado, você perde a sua vez, podendo a equipe encaixar uma outra pessoa.


  

8- Como aproveitar os stands dos patrocinadores? 

Cada patrocinador possui o seu stand no RIR e para se aproximar do público do festival, principalmente dos jovens, eles ativam eventos específicos como entrega de brindes, descontos, promoções, sorteios e concursos. Fiquem de olho!


9- Alguns cuidados são importantes para evitar confusão:


  • Não discutir com pessoas desconhecidas. Elas já poderão estar bêbadas e fora de controle;

  • Se vir alguma confusão, chame um segurança. Quando eu fui, vi que eles andavam em grupo e estavam sempre circulando pelo RIR;

  • Usar doleira para guardar o celular. Na última edição do RIR, houve um índice alto de reclamações de furtos de celulares.

  • Cuidado quando for sentar na grama artificial. Certifique-se que esteja seca antes de sentar. Há muitas poças e vi várias cangas molhadas.

10- Que horas sair do show? 

Para evitar tumulto, sugiro que saiam, pelo menos, no início da penúltima música do último show. 



Espero que essas dicas possam ajudar vocês a evitarem alguns aborrecimentos na chegada e durante os shows. 


Nenhum comentário

Obrigada por sua mensagem!