Agência de Turismo

Hospedagem

Booking.com

AMERICANAS

Navigation

POMPEIA: a cidade devastada pelo vulcão Vesuvio!

POMPEIA: a cidade devastada pelo vulcão Vesuvio!, Como chegar em Pompeia? O que fazer em Pompeia?

Eu estava hospedada em Nápoles, que foi um ponto estratégico para circular melhor pela região. As facilidades de transporte em Nápoles são melhores do que em outras regiões, contendo muitas opções de saídas de trens e barcos para outros destinos e as hospedagens são mais acessíveis também.

Eu sou agente de viagens e ajudo o cliente a montar o seu roteiro dos sonhos. Os preços da passagem aérea + hospedagem + aluguel de carro + seguro viagem são conforme o mercado. Entrem em contato para conferir os valores dos pacotes e receba o seu roteiro GRATUITO! 

Contato: blog@dani.tur.br.

Fiz um bate e volta de Nápoles à Pompéia para conhecer a fabulosa história de uma cidade que foi fundada pelos oscanos no século VIII a.C e devastada pela lava vulcânica. 

Depois de um tempo, a cidade se rendeu ao ditador romano Sillas e tornou-se um centro residencial por famílias nobres. Mas a fama dessa pequena região surgiu após virar manchete por sua destruição, que ocorreu pela erupção do vulcão Vesuvio, no ano 79 d.C.

Uma tragédia inesperada por acreditarem que o vulcão Vesuvio era classificado como um ponto adormecido. Grande parte da população foi pega de surpresa e morreu soterrada pela lava e cinzas, que se espalhou e cobriu a cidade por quase 6 metros de altura. Imagina?! 

Dizem que a força da erupção foi tão grande, que até hoje, você pode fazer um trekking para observar a enorme caldeira, que se formou, devido à destruição da parte superior do vulcão pela lava.

O que fazer em Pompeia?



Curiosidade: “a maioria dos corpos encontrados estavam em posição fetal e pela teoria dos arqueólogos, é uma posição comum adotada por pessoas que morrem de asfixia. Muitos foram sufocado com os gases superquentes que atingiram a cidade durante a erupção.” (www.megacurioso.com.br)

Nesse post "POMPEIA: a cidade devastada pelo vulcão Vesuvio!", eu falarei da minha visita ao local.

Como chegar em Pompéia?

Não é difícil, quando se está em Nápoles. Você pega o trem na Napoli Centrale, ferroviária de Nápoles. Lembrando que a estação é dividida em setores e, a via ferroviária para Pompeia fica na Napoli Garibaldi, no subsolo na estação central. 

Pegue as escadas rolantes para descer até a Napoli Garibaldi, onde tem um guichê para comprar o bilhete do trem da companhia Circumvesuviana.


ATENÇÃO: há duas estações de trem em Pompeia: a Pompei Scavi, que fica quase em frente à porta Marina e a estação Pompei, por onde eu cheguei na cidade.

Por não saber, eu comprei o bilhete para Pompei e os trens que vão para essa estação, não param na Pompei Scavi. No início, fiquei bem chateada por ter comprado errado o ticket, mas depois, até achei que valeu a pena. Por quê?


Porque eu tive a oportunidade de conhecer o centro da cidade, aproveitei para almoçar numa tratoria e fiz o circuito completo dentro da cidade história começando por uma porta principal e terminando por outra, do lado oposto da cidade. 

Dessa forma, as pessoas que chegam na cidade histórica pela Pompei Scavi, acaba percorrendo duas vezes os trajetos principais das escavações, pois terá que ir até o outro lado e voltar tudo de novo. Veja no mapa Google as localizações. 




Eu fiz o mesmo percurso dos grupos de turismo, que ficam uma noite em Pompei, entrando pela Porta Nocera, onde há um edifício envidraçado com exemplos de pessoas petrificadas e que fica bem pertinho do Anfiteatro, ainda com uma estrutura impecável. Percorri os caminhos principais e sai na porta Marina, que fica pertinho da estação Pompei Scavi.

Onde dormir em Pompeia?

A hospedagem em Pompeia é bem mais barata do que em outras cidades próximas, podendo assim, escolher um lugar mais sofisticado para ficar. Na lista abaixo, há diversas opções: desde hostel, B&B até hotéis mais confortáveis:

1- Pompei Hostel Deluxe
2- Hotel Ristorante Vittoria
3- Albergo Pace
4- Hotel del Sole
5- Pompei Resort
6- Palazzo Balsamo Suites
7- Hotel Diana
8- Hotel Forum
9- Santa Caterina
10- B&B Elena

O que fazer em Pompeia?

O ponto alto é visitar as escavações com vestígios da época pré-romana. Como chegar nela? Estava comentando acima que cheguei em Pompeia pela estação Pompei. Assim que eu saí da estação, peguei a via Piave e segui até o santuário de Nossa Senhora do Rosário e Piazza Bartolo Longo.


Eu fui até o centro de turismo de Pompeia, que fica em frente ao santuário. Fui atendida maravilhosamente e pude tirar algumas dúvidas da região.


Segui a via Roma até chegar na Porta Nocera, onde comprei o bilhete de entrada. Logo após a catraca, você já pode ver de longe o Anfiteatro Di Pompei.




Segue uma lista de alguns lugares interessantes e que estão mais conservados em Pompeia:

1- Anfiteatro
2- Casa della Venere
3- Thermopolium
4- Odeion
5- Terme Staniane
6- Lupanare
7- Terme Centrali
8- Casa dei Vetti
9- Casa del Fauno
10- Casa della Fontana Grande
11- Foro
12- Templo Di Apollo
13- Basílica

A via Dell’Abbondanza é a principal dentro das ruínas, onde te leva a outras ruas periféricas. Muitas atrações estão situadas nessa via e se andar de uma ponta a outra, terá o Anfiteatro bem próximo a ela e o Foro, na outra ponta.




Sugestões para conhecer Pompeia:

Separe um dia inteiro para conhecer e entender tudo o que aconteceu com calma, como foi o início da civilização e a destruição de Pompeia. 

Seguem abaixo alguns lugares por onde passei:



























Um pouco da história de Pompeia:

Foi uma cidade do Império Romano, localizada perto de Nápoles e que foi destruída pela erupção do vulcão Vesúvio no ano de 79, onde a sua população foi enterrada pela lava, cinzas e pedras vulcânicas. 

A cidade ficou oculta até 1748, quando foi descoberta por escavações. O inacreditável aconteceu quando arqueólogos encontraram as rochas vulcânicas protegendo as edificações e moldando os corpos carbonizados. 

Ela faz parte parte do Patrimônio Histórico da Unesco e recebe milhares de turistas todos os anos, sendo um dos destinos mais populares da Itália. 



Vejam outras dicas para montar o seu roteiro pela Itália:

Villassimus, um paraíso escondido na Sardenha

TOP 10 Sardenha: 10 praias na Costa da Esmeralda

Pompéia, a cidade devastada pelo vulcão Vesuvio

Pôr do sol em SORRENTO

CAPRI: a pérola da Itália!

Como chegar na ilha de CAPRI?

Fuja do óbvio em Roma!

TOP 10: lugares imperdíveis em MILÃO!

Como ir do aeroporto de Fiumicino ao centro de ROMA?

Onde comer em ROMA?

Planejamento de viagem: VENEZA!

O que fazer na Praça São Marcos?

Castelo de Miramare, em TRIESTE


Aprenda a planejar a sua viagem e não esqueça de alguns detalhes fundamentais, como:

1- O Seguro Viagem: hoje em dia, não tem como viajar para o exterior sem o seguro viagem. Há diversos no mercado, por isso, eu sempre pesquiso pelo Seguros Promo

Você preenche o destino e a data da viagem e ele faz uma busca com as seguradoras do país,  informando o melhor preço. 



2- O aluguel do carro: outro item que a gente faz perder um tempão pesquisando. Hoje, eu faço a minha pesquisa através da Rent Cars, um site que compara aluguel de carro em mais de 100 locadoras do mundo. 

Sem contar que pode pagar em Real, evitando o pagamento do IOF.





Share

Dani Turismo

Post A Comment:

6 comments:

  1. Adorei as suas dicas de Pompeia! Sem dúvida é um destino que não pode ficar de fora do meu roteiro pela Itália!

    Você acha que o bate-volta no mesmo esquema que você fez está de bom tamanho, ou valeria passar uma ou duas noites por lá?

    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Murilo, tudo bem?
      Eu caredito que um dia seria o suficiente para percorrer as ruínas e entender como a cidade ficou. Caso você tenha interesse em economizar, pode fazer Pompeia como base dormitória, porque os hotéis são mais em conta.

      Excluir
  2. Você acredita que visitei Nápoles uma vez por semana por mais de 4 meses trabalhando em navio de cruzeiro e não tive tempo de ir visitar Pompéia? Mesmo trabalhando no escritório de excursões e ir em diversas que contavam altas histórias sobre a cidade sendo devastada. Ficou pra próxima e irei usar suas dicas, obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Victoria, tudo bem?
      Acredito, pois quando a gente vai a trabalho, tudo muda. Os dias ficam mais curtos para aproveitar o turismo local. Espero que você você ter uma próxima oportunidade de ir à Itália, para conhecer Pompeia.

      Excluir
  3. Já programei algumas vezes conhecer Pompeia, mas infelizmente ainda não deu . Lendo seu post fiquei com mais vontade de conhecer. Adoro esse país e quero voltar muitas outras vezes .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Silmendes, tudo bem?
      A Itália é muito linda, com muitos lugares incríveis. Aproveita essa região para conhecer algumas ilhas, como Capri também.

      Excluir

Obrigada por sua mensagem! Você pode receber mais informações enviando as suas dúvidas para o email comentarios@dani.tur.br