Praias no Espírito Santo

Um dia no Parque Lage.



   O Parque Lage é tão lindo quanto o Jardim Botânico, mas poucas pessoas falam sobre ele. Ele é um parque público e foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

   Ele é tão cheio de vida natural ocupando uma parte da magnífica faixa da Mata Atlântica ainda existente na cidade do Rio de Janeiro, parte do Parque da Tijuca.



PARQUE LAGE_RIO DE JANEIRO

  Referente à história do Parque Lage, inicialmente era uma fazenda de engenho de açucar e ao passar dos anos foi vendida algumas vezes até chegar a família Lage.  


PARQUE LAGE_RIO DE JANEIRO

  A última remodelação da casa foi feita por um arquiteto italiano traduzindo os gostos da cantora lírica italiana Gabriella Besanzoni, esposa de Henrique Lage.


PARQUE LAGE_RIO DE JANEIRO

  Após uma dívida da família Lage com o Banco do Brasil, Henrique Lage teve que entregar parte de seu patrimônio ao banco como forma de pagamento, mas felizmente, o governo da época, tombou o Parque Lage como patrimônio cultural.



PARQUE LAGE_RIO DE JANEIRO

  Hoje, no palacete, funciona a Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV), criada pelo setor de cultura do Estado do Rio de Janeiro.



PARQUE LAGE_RIO DE JANEIRO


Onde ele está localizado?

O parque está localizado no bairro do Jardim Botânico, na zona sul da cidade.


Como chegar?

Se você estiver passeando pela Lagoa Rodrigo de Freitas, pode chegar a pé, caso esteja na parte da Lagoa que é vizinha ao Bairro Jardim Botânico. 

MAPA GOOGLE
Outras formas de chegar até lá, como:

  • de táxi;
  • de bicicleta: sua própria, alugada ou a bike do Itaú. Caso pegue a bike do Itau, há um estação em frente ao Parque Lage para devolver a bike.

ESTAÇÕES DA BIKE ITAU


  • de ônibus: as linhas de ônibus com itinerário pela rua Jardim Botânico passam em frente ao parque.
  • de metrô: o ônibus da linha de integração do metrô, sentido Gávea, também passa por lá. Você pode pegá-lo no seu ponto final, que fica na estação Botafogo.
  • de carro: o estacionamento é pago e sugiro que chegue cedo, pois esgota muito rápido. 



Outras informações: hospedagem barata no Rio de Janeiro.




O que fazer lá?

   Nos finais de semana, ocorrem eventos culturais, além de encontros de amigos e familiares para fazer picnic. Ele virou um ponto de encontro para festinhas infantis devido ao amplo espaço natural que ele oferece através de seus jardins.


PARQUE LAGE_RIO DE JANEIRO

PARQUE LAGE_RIO DE JANEIRO

  Há 12 tanques, com diversos tipos de peixes; gruta artificial e trilhas que levam até o Cristo Redentor que são exploradas pelos mais aventureiros.



PARQUE LAGE_RIO DE JANEIRO

PARQUE LAGE_RIO DE JANEIRO

PARQUE LAGE_RIO DE JANEIRO

PARQUE LAGE_RIO DE JANEIRO

   Você também pode conhecer a Escola de Arte Visuais (EAV) que oferece alguns cursos gratuitos e pagos, além do famoso café da manhã servido pela cafeteria local.

  Muitos dizem que o café da manhã só vale a pena se você tiver o intuito de contemplar a beleza interna do palacete, caso contrário, não é bem servido. Bem, eu nunca fui conferir, então, quando eu for, escrevo as minhas impressões sobre o serviço.



Infraestrutura:

Escola de Arte Visuais (EAV)
Parque infantil
Banheiros
Gruta
Aquários 


Nenhum comentário

Obrigada por sua mensagem!