Agência de Turismo

Hospedagem

Booking.com

AMERICANAS

Navigation

Primeiro teste do VLT!

Como pegar o VLT na cidade do Rio de Janeiro?


  O VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) que fará o transporte de passageiros entre o Centro até a zona portuária do Rio de Janeiro, interligando a rodoviária ao aeroporto Santos Dumont. 



  Já está em sua fase de testes e eu fui lá conferir de perto a novidade que a Prefeitura do Rio de Janeiro anuncia há meses desde a derrubada da Perimetral, (grande viaduto que cortava a Praça Mauá pelo alto, unindo principais vias de acesso).


Vídeo no Youtube



  Cada VLT terá como capacidade máxima de 420 passageiros, com uma previsão de 32 trens e funcionamento por 24 horas em todos os dias da semana. De acordo com a Prefeitura do RJ, o primeiro trecho vai funcionar a partir de Abril, com 18 estações.



ESTAÇÕES DO VLT_SITE DA PREFEITURA DO RJ

  A primeira vez que vi um VLT, foi quando viajei para Espanha, em Sevilha. Esse transporte elétrico já faz parte da paisagem e da rotina dos espanhóis há tempo! Esperamos que esse novo sistema seja implementado na cidade maravilhosa com sucesso e que aos poucos, a população receba e cuide desse novo bem público.


VLT ( VEÍCULO LEVE SOBRE TRILHOS )

Como chegar à Praça Mauá?

Carro: devido às obras, muitos estacionamentos foram extintos na Praça Mauá, então fiquem atentos na hora de estacionar o carro, evitando multas.

Ônibus: qualquer ônibus que tenha como trajeto a Candelária será uma boa opção. Da Calendária você anda por volta de 9 minutos até a Praça Mauá.

   Ao todo serão 32 estações, mas só as da Rodoviária, Central e Barcas que terão catracas para cobrar a passagem dos passageiros. Haverá fiscais para checar os cartões de embarque e caso haja calote, eles chamarão os guardas municipais e policiais militares.


Outras informações: onde se hospedar barato na cidade do Rio de Janeiro.



  Como na maioria das estações o pagamento será voluntário, pois não haverão catracas, acredito que haja um número considerado de fiscais, em primeiro momento para evitar que pessoas que se acham espertas usufruam do transporte sem pagar.


VLT ( VEÍCULO LEVE SOBRE TRILHOS )

  Essa medida de fiscalização já acontece nos USA e na Europa e as sanções são bem desagradáveis. Já vi um caso na Alemanha, em Munique, que até fiquei com pena do rapaz. Os fiscais foram bem rigorosos e levaram o rapaz para delegacia.


  Então, atenção quando forem entrar no VLT! Sempre lembrem de validar seu ticket para que não tenham nenhum tipo de constrangimento.


VLT ( VEÍCULO LEVE SOBRE TRILHOS )

   O que achei muito bacana é a possibilidade de você utilizar o bilhete único, podendo fazer integração com o ônibus, BRT, metrô e barcas. O usuário poderá fazer até 3 viagens, incluindo o VLT, ao invés de duas como acontece até o momento. No caso do bilhete único, o cartão será validado em máquinas dentro do VLT.

   O pagamento da passagem do VLT será subsidiado pela Prefeitura do Rio de Janeiro.





Ver outras programações pela cidade do Rio de Janeiro:






Share

Dani Turismo

Post A Comment:

0 comments:

Obrigada por sua mensagem! Você pode receber mais informações enviando as suas dúvidas para o email comentarios@dani.tur.br