Praias no Espírito Santo

CURITIBA



  A vinda para Curitiba criou uma grande expectativa em mim. Primeiro porque é a primeira vez que visito a capital do Paraná e depois, porque a previsão de tempo era de frio e muita chuva.



  Por enquanto estou tendo muita sorte, pois houve uma pausa nas chuvas e está com uma temperatura agradável.

  Nesse post vou compartilhar um pouquinho com vocês por onde passei pelo Centro Historico de Curitiba. Busquei informações do que fazer pelo centro em alguns sites de blogueiros amigos, além de ter entrado em contato com a galera do Curitiba Free Walking.

  Como estou hospedada no bairro do Batel, cheguei ao centro através da linha 603 (Pinheirinho) com ponto final na Praça Rui Barbosa.

Algumas tomadas rápidas em Curitiba: Youtube


  Quem me conhece sabe que adoro usar o transporte público local e em Curitiba, não seria diferente, até porque, o sistema rodoviário da cidade é muito famoso por todo país. Além da oportunidade de eu vivenciar o dia a dia dos moradores locais, ainda posso dar dicas de como se virar, por conta própria, e gastando pouco.

PRAÇA RUI BARBOSA_CURITIBA
  Esses tubos estão espalhados pela cidade e você paga a passagem antes de entrar no ônibus, com o trocador que fica próximo a catraca de entrada do tubo.


Outras informações: onde se hospedar em Curitiba.



  Fui até o ponto final, que fica na Praça Rui Barbosa. Essa praça é um dos pontos principais do centro devido à abrigar vários terminais de ônibus. Há um comércio em volta que lembra a rua da Alfândega do Rio: lojas com preços honestos e produtos de todas as qualidades.


PRAÇA RUI BARBOSA_CURITIBA

Walking Tour pelo centro

Seguem os lugares que foram visitados:



1-Rua 24 horas: ela fica entre a Praça Osório e a Praça Rui Barbosa. Não sei se algum dia ela foi 24hs, mas agora, tem horário certo para fechar. Ela é ponto de referência para quem procura restaurantes, cafés e objetos de decoração.

Horários: as lojas das 9hs às 19:00hs e a praça de alimentação das 9hs às 22hs.

  Nela você encontra uma concentração de bares e restaurantes. Muito visitada pelos cidadãos locais ou pelos turistas na hora do almmoço. No entorno dela, há galerias com lojas tipo antiquários e cafeterias.


RUA 24HS_CURITIBA

2-Praça Osório: depois fui em direção à Praça Osório, um lugar bem agradável, com banquinhos para descansar os pés e observar o movimento. O jardim é impecável, muito bem cuidado e o verde prevalece em todo ele.


PRAÇA OSÓRIO_CURITIBA


PRAÇA OSÓRIO_CURITIBA

3-Rua XV de Novembro: saindo da Praça Osório, peguei a avenida Luis Xavier, que depois vira a rua XV de Novembro. Há muitas atrações culturais perto dessa rua, então vale a pena seguir por ela, além de ser, quase toda ela, rua de pedestre, de fácil acesso e ponto de muito comércio: lojas, bancos e restaurantes: é considerado um verdadeiro shopping a céu aberto.


RUA XV DE NOVEMBRO_CURITIBA


RUA XV DE NOVEMBRO_CURITIBA
MAPA GOOGLE
   Na altura da Praça Zacarias, havia uma biblioteca itinerante (dentro de um ônibus). Segui em frente até chegar a Praça Tiradentes.


BIBLIOTECA ITINERANTE_CURITIBA

4-Praça Tiradentes: no meio da praça há um piso de vidro que permite observar o antigo calçamento. Também  pode encontrar o ponto final do ônibus de turismo e a Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Luz dos Pinhais.

Horários da Catedral: das 9hs às 17:30hs.



PRAÇA TIRADENTES_CURITIBA


CATEDRAL_PRAÇA TIRADENTES_CURITIBA

5-Largo das Flores e Paço da Liberdade: logo ao lado da Praça Tiradentes, há o mercado de flores e o Paço da Liberdade.

  Inicialmente, o Paço foi construído para abrigar o Mercado Municipal, depois, com algumas ampliações, foi sede da Prefeitura de Curitiba. Hoje, ele está sendo cuidado pelo SESC, sendo um espaço cultural com café, livraria, biblioteca, auditório e salas para exposições.  Ele é representado pelos estilos Neoclássico e Art Noveau e foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional-IPHAN.


Horários do Paço da Liberdade: das 10hs às 18hs.



LARGO DAS FLORES_CURITIBA


LARGO DAS FLORES_CURITIBA


PAÇO DA LIBERDADE_CURITIBA

MAPA GOOGLE

6-UFPR E TEATRO GUAÍRA: seguindo pela rua XV de Novembro, você chega na Praça Santos Andrade onde de um lado está localizada a primeira universidade do Brasil, a UNPR e do outro, o Teatro Guaíra.





UFPR_CURITIBA




TEATRO GUAIRA_CURITIBA

7-Capela Santa Maria e Caixa Cultural: ao sudeste da praça Santos Andrade, você pode visitar a Capela Santa Maria e a Caixa Cultural na rua Conselheiro Laurindo.


CAPELA SANTA MARIA_CURITIBA



CAIXA CULTURAL_CURITIBA


MAPA GOOGLE

8-Rua São Francisco: subindo pela rua Presidente Faria, você tem acesso à rua São Francisco, a esquerda, onde  há uma concentração de bares e restaurantes ou, pode seguir em frente até chegar ao Passeio Público.


RUA SÃO FRANCISCO_CURITIBA


PASSEIO PÚBLICO_CURITIBA
   O Passeio Público, inaugurado em 1886, foi o primeiro parque e obra de saneamento da cidade. o charco que havia na época foi trnsformado em área de lazer para a população. 


MAPA GOOGLE

9-Largo da Ordem: se você for até o Passeio Público, depois pode seguir pela rua Carlos Cavalcante até a rua Duque de Caxias e lá, descer um pouco até chegar na rua São Fracisco para ter acesso ao Largo da Ordem.


LARGO DA ORDEM_CURITIBA
10-Casa Romário Martins: o Largo da Ordem possui um histórico cultural muito importante para Curitiba. A cidade manteve um exemplar de casa portuguesa do início da civilização local que hoje funciona um simpático museu Casa Romário Martins retrata uma interessante exposição sobre os restaurantes e bares de Curitiba nas décadas de 1950 e 1960.


CASA ROMÁRIO MARTINS_CURITIBA


CASA ROMÁRIO MARTINS_CURITIBA
11-Lugares no Largo da Ordem: no Largo da Ordem você também pode apreciar a igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas, casa de Dança Hoffmann, Bar do Alemão, Largo’s Bar, Museu de Arte Sacra e Memorial de Curitiba.


IGREJA DA ORDEM TERCEIRA_CURITIBA


CASA DE DANÇA HOFFMANN_CURITIBA


LARGO`S BAR_CURITIBA


BAR DO ALEMÃO_CURITIBA


MAPA GOOGLE

12-Praça Garibaldi: subindo um pouco a rua Dr Claudino dos Santos, você encontra o Solar do Rosário, a igreja do Rosário, a igreja Presbiteriana independente e a Casa da Leitura.


RUA DR CLAUDINO DOS SANTOS_CURITIBA


CASA DA LEITURA_CURITIBA


SOLAR DO ROSÁRIO_CURITIBA


IGREJA DO ROSÁRIO_CURITIBA


MAPA GOOGLE

13-Biblioteca Pública: voltando para a Praça Rui Barbosa, peguei a rua Ebano Pereira  e na esquina com a rua Cândido Lopes, você pode visitar a Biblioteca Pública onde há visitação com marcação prévia.

Atenção: Serviço Bibliotur

Visita monitorada em todos os setores da instituição com agendamento prévio pelo telefone: (41) 3221-4978 ou email: aliceywatsugu@bpp.pr.gov.br


BIBLIOTECA PÚBLICA_CURITIBA


BIBLIOTECA PÚBLICA_CURITIBA


   Na volta do tour, peguei a rua Luiz Xavier para lanchar. Além de lojas no decorrer do calçadão, há também galerias estreitas com restaurantes.

  Minha última parada foi na praça Rui Barbosa, ponto final do meu tour e pronta para pegar o ônibus 603 para voltar para o hotel.

  Circular pelo centro de Curitiba foi incrível, mas sugiro que não levem máquinas de fotografia penduradas no pescoço ou celular na mão. Como todo centro urbano, há suas preocupações com a violência, principalmente com o roubo, então, previnem-se para que não sejam surpreendidos.


   Todas as fotos publicadas nesse post foram tiradas pelo celular.


   Se você tiver mais tempo na cidade, sugiro que faça esse tour em dois dias para que possa andar e visitar os lugares com calma. Eu fiz em um dia, pois meu tempo estava corrido. Sim, é possível fazê-lo em um dia, mas um pouco cansativo.





Ver outras opções de turismo em Curitiba:






Nenhum comentário

Obrigada por sua mensagem!