Praias no Espírito Santo

Ilha de Flores, Indonésia!


Flores

Flores é uma ilha quase já no Timor Leste. A religião é predominantemente católica. É uma ilha com pouquíssima infraestrutura. No deslocamento entre Moni e Labuanbajo, preferimos pegar avião, devido às condições ruins das estradas.


1_Moni

O objetivo de ir para Moni é visitar o monte Kelimutu, que é um vulcão com lagos em 3 crateras que variam de cor.

Moni é um vilarejo muito simples e o foco principal do turismo é a visita ao Kelimutu, que é feita diariamente especialmente ao nascer do Sol.

Não há muitas pessoas que falem inglês, sugiro saber dizer poucas coisas, como “Obrigado”, “Bom dia”, etc. Eles ficam bem felizes quando pelo menos tentamos :)

Facilitando:

     obrigado(a): terima kasih
     de nada: sama-sama
     bom dia: selamat pagi
Almoçamos num lodge chamado Bintang, onde foi nosso primeiro contato com alguns dos pratos típicos:
     nasi goreng de frango (arroz frito),
     satey de frango (frango no palito com creme de amendoim)
     gado-gado (legumes cozidos com creme de amendoim).

Lá também foi nosso primeiro contato com a famosa cerveja indonésia Bintang (*observe que, em geral, os indonésios não consomem bebida alcoólica. É mais coisa pra turista mesmo) e gostamos também.




Nascer do Sol em Kelimutu: Chega-se durante a madrugada, por volta das 4:30. Sugiro levar uma lanterna, mas a luz de flash do celular também serve.







Lá em cima é bom estar de casaco que corta vento! Eu tava de casaco de moleton, mas senti muito frio. Para voltar ao vilarejo fizemos uma trilha até uma cachoeira. Até chegar lá já esquentou muito :P



2_Labuanbajo

Labuanbajo é a cidade em Flores mais visitada. Acredito que tanto pela proximadade à ilha de Komodo, como pelo turismo de mergulho. Há frequentes barcos para visitação ao parque Nacional de Komodo, para mergulho snorkeling. 

É um lugar perfeito para que busca turismo de mergulho e snorkeling. Dentre estas ilhas os mergulhos e passeios de barco são espetaculares. Vale a pena tanto mergulho como snorkeling, a água é bem clara, sendo possível ver muitos peixes coloridos, raias, tartarugas, pequenos tubarões.

Komodo National Park

De Labuanbajo pega-se barco para ilha Rinca ou Komodo. A sede do Parque Nacional de Komodo é a ilha de Rinca, onde o turismo para ver os dragões de Komodo é maior que na ilha de Komodo, que é mais selvagem. 




Visitar Rinca é mais comum. Nesta ilha faz-se trilha guiada para ver os dragões e vê-se bastante! O passeio guiado dura cerca de 1h.








Ver também as dicas de outras ilhas:

     Bali
     Java
     Lombok
     Gillis


Nenhum comentário

Obrigada por sua mensagem!